O Comércio Exterior nada mais é que a transição de bens e/ou serviços entre países.
Quando um país vende um serviço ou bem para outro, é designado como exportação e quando é realizada a operação inversa como comprar mercadorias originadas de países estrangeiros é chamado de importação. Em suma, essas trocas equivalem a uma expressiva porcentagem do PIB.
Logo o termo balança comercial se refere à diferença monetária entre exportações e importações por parte de um país em um determinado período de tempo.
Pode haver um saldo negativo quando as importações superam as exportações, ou um saldo positivo quando acontece o oposto. Essa contagem é feita tendo como dado valores financeiros. Portanto, não é se um país comprou ou vendeu mais em quantidade, mas sim em valor. Quando a situação se mostra favorável é chamado de superávit e quando os valores das compras são maiores que os valores das vendas, é chamado de déficit. A balança comercial é de suma importante para o país, pois é um índice econômico feito geralmente para saber se o mesmo está produzido bem, em que setor a economia é forte, que produtos precisam de uma atenção especial, se o país está, ou não, numa situação favorável financeiramente.
Achou interessante e deseja saber mais, entre em contato conosco.