Com a grande competição nos mercados globais, o aparecimento de produtos com ciclos de vida curtos, forçou as empresas do setor de produção a investirem em algo mais tangível. Por esse motivo e pela constante evolução da tecnologia, houve a necessidade de busca por serviços de gestão de cadeia de suprimentos.
A Gestão de cadeia de suprimentos (Supply Chain, em inglês) se trata do gerenciamento através de uma rede interligada de negócios, que lida com o armazenamento da matéria-prima até o produto final para uso do consumidor.
Representando o conjunto dos processos de compra, armazenamento, transformação da embalagem, transporte, movimentação interna, distribuição, e todo suporte para que isso se realize.
Essa gestão compreende o planejamento de todas as atividades citadas a cima ligadas à logística interna e externa da empresa, podendo variar de acordo com as empresas.
O Gerenciamento da cadeia de suprimentos destaca as interações logísticas que ocorrem entre as funções de marketing, logística e produção.
E possuí como premissa colocar os produtos ou serviços certos no lugar certo, na hora certa, e nas condições desejadas, de forma que otimize o tempo e melhore na contribuição para a empresa. A boa administração desse processo, está vinculada a contribuição do processo de agregação de valor.
O mal planejamento é a maior fonte de problemas, quando se trata da cadeia de suprimentos, dessa forma destacamos a importância de contratar uma empresa que administre e pense em todas as etapas do projeto, para que evite riscos.