Iniciar os processos no mercado internacional é um dos objetivos e metas de qualquer empreendedor brasileiro. Muitos desses empreendedores possuem esse desejo, porém não tomam o primeiro passo e acabam entrando em um comodismo, quando poderia estar fazendo muito sucesso não só no país local, mas no exterior também.
Porém antes de iniciar esse processo, é necessário seguir uma série de planejamento e fatores que contribuem para o sucesso da mercadoria no exterior, tomar cuidados, observando questões econômicas e fatores culturais.
O primeiro passo ao decidir exportar é o planejamento, consideramos que esse planejamento deva ser algo extenso a longo prazo, para que não haja falhas e acabe excedendo a capacidade física da empresa, fazendo com que a mesma acabe entrando em uma crise.
Outro fator importante é analisar como o seu produto causa impacto no país local, você consegue alcançar o seu público? Sua empresa possuí uma boa capacidade de produção para sustentar o mercado interno e externo? Se a resposta é sim, ótimo você pode partir para o outro passo, caso não, você deve observar formas de otimizar seu serviço na produção do seu produto.
A pesquisa de mercado é fundamental antes de exportar, se o exportador conhece os países no qual ele pretende exportar, ele já tem grandes vantagens no mercado.
O processo de conhecimento cultural do país é intrínseco pois através dele você irá produzir ou fazer modificações necessárias para que o produto obtenha os padrões de qualidade exigido para o país destino, ou até mesmo, não desrespeitar a crença ou a cultura do país. Observar os aspectos climáticos e outros aspectos também são necessários nessa pesquisa.
A padronização do código de barras garante a procedência dos produtos e através dessa é possível que façam um controle melhor das mercadorias, já que através do código de barras é possível rastrear a mercadoria até que chegue em seus consumidores finais, além disso, combate fraudes e falsificações que é um dos fatores que causam prejuízos e vinculações negativas a marca.
Outra vantagem é que fica muito mais fácil de fazer um recall (recolhimento das mercadorias), em casos de lotes defeituosos, facilitando nas relações comerciais.
A exportação não é uma saída para crise, como já foi falado anteriormente ela requer um planejamento a longo prazo, uma empresa em crise deve se estabilizar antes de iniciar o processo de exportação, pois pode ser um salto no escuro.
Um produto que não possuí sucesso no mercado interno, dificilmente terá sucesso no mercado externo, a não ser que o produto seja algo que atinja de forma especifica determinado país devido à cultura ou aspecto climático, ainda assim é necessário estudar sobre o caso. Se o seu produto não possuí design de qualidade, inovação ou políticas de qualidade, esses são alguns passos que você já pode está providenciando, pois sem eles, dificilmente você terá sucesso!
Deseja ajuda de um profissional que contribua nessa consultoria, entre em contato conosco para que possamos esclarecer outras dúvidas.